quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Colônia de Tubuna(Scaptotrigona Bipunctata) que quase foi perdida.

Nos últimos meses do mês  07/14 até hoje 15/10/14 minha atenção tem sido voltada a um enxame fraco  que agora já se encontra médio/fraco de Tubuna que consegui com um amigo meu.
No principio, quando o enxame chegou, parecia tudo ''OK'' mas nos dias seguintes percebi que o enxame estava fraco e debilitado, devido a transferência do mesmo ter sido feita em final de Outono pelo antigo dono, que fez com que o enxame quase esgotasse seus estoques de alimento, e se não fosse minha intervenção COM CERTEZA este enxame estaria MORTO!
Mas como eu já tinha passado por uma situação parecida com outras Scaptotrigonas, consegui virar a situação com uma receita simples.
Foi feito o seguinte; Retirei o ninho todo da caixa antiga, que nem espaço tinha para um bom desenvolvimento do enxame, coloquei em uma 20x40, e mantive fechado por dias a fio...
Alimentava elas todos os santos dias com xarope 1/2 parte água e açúcar e com Bombons Proteicos que consiste em 1lt de mel, 1 kg de Extrato de Soja ou Levedo e para que de certo a fermentação deve-se colocar preferencialmente a quantia de 6 potes de pólen já lacrados em processo de fermentação de Mandaçaia, que geralmente é aceito por quase todas as outras espécies de ASF, mas explicarei em outra poetagem como fazer passo a passo.
E assim fui alimentando até que o enxame estivesse em condições boas para que eu pudesse abri-lo para forragear.

 Aqui vemos o enxame 1 dia após a transferencia em sua caixa definitiva

Veja como em 15 dias já ouve uma evolução na postura, graças à Ração Proteica!

Em breve darei continuidade na progresão do enxame.
Espero que tenham gostado!


Abrçs!
Rian

2 comentários:

  1. Prezado, quais as medidas ideais de caixa para a tubuna? Tenho uma transferência pra fazer

    ResponderExcluir
  2. Prezado, quais as medidas ideais de caixa para a tubuna? Tenho uma transferência pra fazer

    ResponderExcluir