Mandaçaia. Uma conquista e tanto!
A cerca de 10 anos tive minha primeira Mandaçaia, com 9 anos de idade. Isso mesmo 9 anos de idade! Esse enxame, perdi ele na segunda semana, não por falta de cuidado, mas sim perdi para formigas cupins que invadiram a caixa e dizimou o enxame. Mas enfim, isso me serviu de lição, pois foi a partir dai que fui me aprofundando cada vez mais na meliponicultura e descobri que existia outras espécies e manejo adequado para cada.
Após perder este primeiro enxame, fui atrás de alguém que pudesse vender ou trocar, mas só fui encontrar em abril de deste ano de 05/04/2014, mas para isso tive que viajar uma distancia relativamente curta até São Jose dos Campos/SP a 45 km de distancia de Taubaté/SP onde resido. E mesmo conseguindo através de troca, ainda enfrentei problemas com forídeos que quase dizimou as novas moradoras , mas como percebi isto a tempo, consegui reverter a situação antes que o caus pudesse tomar conta por completo ai a coisa ia ficar preta.
Nesta imagem vemos o enxame em processo de recuperação, com 2 semanas.
Nesta outra, é o mesmo enxame 3 meses depois, vejam a evolução!
Passado o susto que levei, consegui manter até hoje este enxame, que se tornou uma bela matriz e que possivelmente esperarei mais um tempo para fazer divisão do mesmo.
Abçs!
Rian